Latex

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Campanha: nesta eleição, não alimentem os trolls (bis)

Recebi outro e-mail anti-Dilma. Esse ainda mais grosseiro do que o anterior, apresentando inclusive mentiras e falsificações grosseiras. Esta foi a minha resposta (enviada com cópia para todos os destinatários). Recebi vários comentários positivos destes destinatários, então acho que talvez valha a pena postar isso aqui.


Eu não faço idéia de quem você é ou como conseguiu meu e-mail, mas quero lhe dar os parabéns! Espero que esteja orgulhoso em repassar um e-mail troll para todos os seus contatos. Infle o peito por ter contribuído para baixar ainda mais o nível da campanha, enquanto os temas que realmente precisam ser debatidos nesta eleição desaparecem no meio desse mar de lama.

Se você realmente acredita que a candidatura de Serra é a melhor do Brasil, eu posso respeitar isso. Mas faça-o com argumentos, não use comparações distorcidas que propositadamente ignoram fatos.

Se vai colocar uma biografia do Serra para comparação com a de Dilma, faça-o com honestidade. Inclua todos os fatos relevantes. Inclua que ele foi condenado por improbidade administrativa (observe que isto não é o mesmo que meramente ser investigado, significa que ele foi julgado e considerado culpado - o número de processo é 96.00.01079-0 se você quiser checar). Você pode encontrar mais informações sobre isso nesses links: http://bit.ly/9HdAi1 e http://bit.ly/d6FkFJ). Ah, e não esqueça de incluir os outros 16 processos em andamento contra ele (sendo que dois desses 16 também são por improbidade administrativa).

Não exclua propositadamente da biografia de Dilma sua experiência técnica como Secretária da Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre, Secretária de Energia do Estado do Rio Grande do Sul, Ministra de Minas e Energia e ministra-chefe da Casa Civil. Se o texto fosse escrito de boa fé, também teria mencionado que ela, embora não tenha defendido dissertação e portanto não tenha direito aos títulos, cursou todas as disciplinas do curso de Teoria Econômica a nível de mestrado e doutorado na Unicamp.

Ainda mais grave do que essa parcialidade que deturpa os fatos, são as acusações caluniosas de que ela foi presa armada ou de que ela participou do assalto à casa de Ademar de Barros, e a inclusão de uma foto falsa. Ao espalhar tais falsos rumores, você está infringindo a Lei 12034 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12034.htm), que prevê multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 30 mil para quem envia ou reenvia e-mails com boatos, calúnias ou difamação, para fins eleitorais ou não, atacando candidatos.

É triste ver um cidadão contribuir para transformar em puro esgoto a eleição de nosso presidente. Se você realmente acredita que o José Serra é o melhor candidato a presidente, por que não tenta justificar porque o governo FHC (no qual seu candidato foi Ministro do Planejamento e Ministro de saúde) vendeu a Companhia Vale do Rio Doce por apenas 3,3 bilhões de reais quando ela valia 92 bilhões? E ainda deixou de brinde os 700 milhões de reais que estavam no caixa da empresa, de forma que ela custou apenas 2,6 bilhões (que ainda foram pagos parcelados e com facilitação do BNDES). Também gostaria de ouvir seu contra-argumento para o fato de que a CSN foi vendida por 1,05 bilhões de reais, dos quais 1,01 bilhões foram pagos com moedas podres que valiam apenas a metade do seu valor nominal. Outra coisa que merece explicação é porque, entre 1996 e 1997, com a privatização já decidida, o governo investiu 21 bilhões de reais na Telebrás sendo que esta depois foi vendida a apenas 22,2 bilhões (que ainda foram parcelados a juros ridículos).

E, mais importante, gostaria de ouvir sua argumentação de que motivos você tem para acreditar que o candidato José Serra não fará o mesmo tipo de privatização indecente com o pré-sal.

Na verdade, nas estimativas do jornalista Aloysio Biondi, o governo FHC arrecadou 85,2 bilhões com as privatizações mas pagou 87,6 bilhões em contas que ficaram "escondidas", isto é, o governo pagou para vender o patrimônio público.

Reconheço que episódios como a Erenice (tão alardeados pela imprensa) sejam realmente lamentáveis (e acontecem em qualquer governo). No entanto, a escandalosa venda das estatais, lesou a União (isto é, nós, o povo) de uma quantia inúmeras vezes superior àquela envolvendo os valores de todos os escândalos envolvendo o PT dos últimos oito anos. Gostaria imensamente de ouvir explicações a respeito desses pontos, e do porque você apóia tanto o seu candidato a ponto de encher nossa caixa postal com spam calunioso e criminoso.

Política é uma coisa importante demais para ser tratada de forma tão vil e superficial. Se quiser mandar e-mails defendendo um candidato, faça-o com argumentos, não com trollagens.

Lutando por uma eleição limpa, baseada em fatos relevantes e não em calúnias ou ninharias,

Anderson Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário