Latex

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vamos respeitar o Estado de Direito?

Eu posso respeitar quem votou em José Serra para presidente. Democracia é isso, respeita-se o debate e a divergência de opiniões, e no final se acolhe o plano escolhido pela maioria.

O que é assustador é que, a Dilma ganhou há menos de 24 horas e o que eu mais vejo no twitter e orkut são coisas do tipo: "Impeachment já!", "Vistam roupas pretas amanhã, em protesto contra eleições fraudulentas", "Nordestino é imbecil e vota na Dilma, separatismo já!", "Vitória da guerrilheira é tiro na boca da democracia", "Isso que dá deixar pobre e analfabeto votar, viva a monarquia". Isto para citar apenas alguns.

A intolerância política está levando à tona o pior do Brasil: o racismo contra o nordestino, o preconceito contra o pobre, a intolerância religiosa e o desrespeito com o estado laico.

Ontem eu fiquei ainda muito preocupado ao ouvir alguém inteligente dizer que, em nome da "alternância de poder", apoiaria o impeachment da futura presidente mesmo que fosse com base em acusações inventadas.

Quem tiver um mínimo conhecimento de história sabe como esse clima é perigoso. Se perceberem suficiente aceitação popular para isso, tenho certeza de que alguns setores da imprensa e da direita tentariam esse tipo de golpe branco.

Em nome da democracia, vamos apoiar o Estado de Direito e a respeitar a vontade do povo, sim? Exortemos a todos os Serristas para trocar esse discurso de maus perdedores por algo mais construtivo como:

"Eu preferiria o Serra, mas respeito a vontade do povo. Vamos torcer para que tudo dê certo com a Dilma."

Viva a democracia e o Estado de Direito! Diga não ao golpismo branco!

Anderson Brasil

OBS: Editei levemente este post recentemente, corrigindo pequenas coisas.

Um comentário:

  1. Muito lúcido seu post! Resumiu muito bem mais uma das ameaças da democracia.
    De fato agora cabe apenas aos que votaram no Serra e também em branco/nulo por protesto,assim como eu torcermos para nos arrepender do voto! e ao final de 4 anos concluirmos que de fato, votamos errado. Foi assim com FHC no 1º mandato. Foi assim como Lula no 1º e 2º mandato.

    É público minha preocupação com algumas atitudes do atual governo em detrimento da democracia, coisas essas que com a força do povo serão melhoradas, agora... essa história de impeachment, é querer não só acabar com a democracia numa foiçada só como, de quebra, instaurar a oligarquia.

    Os protestos separatistas merecem ser respeitados enquanto protestos. Esse entendimento é claro no STF (com base nos que já acontecem no RS), porém o protesto tendo como base formas de preconceito merecem punição conforme previsto em Lei.

    A discriminação não deve acontecer nem por parte dos sudestinos como também por parte nordestinos, que para revidar as agressões morais feita pelos (maioria) paulistas acabam agredindo estes com outras agressões.

    Não podemos esquecer de duas coisas: Embora Tiririca tenha sido eleito em um estado formado de 40% de Nordestinos, no NE temos Collor, Sarneys, Cassio Cunha Lima...

    Isso todavia não quer dizer, de forma alguma, que inexiste uma massa pensante. Ao contrário, sabemos que os nordestinos são altamente politizados. Lá discute-se política a todo momento, nos mais variados lugares. Eu antes das eleições, adentrei o Nordeste 400 km e ouvi dos mais variados tipos de gente os comentários mais lúcidos e concretos. Não se discutia contos de fadas, mas sim hospitais e estardas que deixaram de ser construidos por conta de alugueis de carros de familiares.

    O que temos, portanto é que devemos deixar de lado as diferenças políticas e lutarmos pelo Brasil.
    Reconehcer os erros dos partidos, ainda que sejam partidos de paixão, que foi o que mais se viu nessas eleições, e focarmos no desenvolvimento da econômia, educação, saúde, infraestrutura (aeroportuária principalmente), saneamento, etc.

    Halison Bruno
    twitter.com/halisonbruno

    ResponderExcluir